Os doze pontos do Método Montessori
• Baseia-se em anos de observação da natureza da
criança por parte do maior gênio da educação
desde Froebel.
• Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
• Revelou que a criança pequena pode ser um
amante do trabalho, do trabalho intelectual,
escolhido de forma espontânea, e assim,
realizado com muita alegria.
• Baseia-se em uma necessidade vital para a
criança que é a de aprender fazendo. Em cada
etapa do crescimento mental da criança são
proporcionadas atividades correspondentes com as
quais se desenvolvem suas faculdades.
• Ainda que ofereça à criança uma grande
espontaneidade consegue capacitá-la para
alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis
superiores de sucesso escolar, que os alcançados
sobre os sistemas antigos.
• Consegue uma excelente disciplina apesar de
prescindir de coerções tais como recompensas e
castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de
uma disciplina que tem origem dentro da própria
criança e não imposta de fora.
• Baseia-se em um grande respeito pela
personalidade da criança, concedendo-lhe espaço
para crescer em uma independência biológica,
permitindo-se à criança uma grande margem de
liberdade que se constitui no fundamento de uma
disciplina real.
• Permite ao professor tratar cada criança
individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo
de acordo com suas necessidades individuais.
• Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
• Não necessita desenvolver o espírito de
competência e a cada momento procura oferecer às
crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o
que é feito com grande prazer e alegria.
• Já que a criança trabalha partindo de sua
livre escolha, sem coerções e sem necessidade de
competir, não sente as tensões, os sentimentos
de inferioridade e outras experiências capazes
de deixar marcas no decorrer de sua vida.
• O método Montessori se propõe a desenvolver a
totalidade da personalidade da criança e não
somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se
também com as capacidades de iniciativa, de
deliberação e de escolhas independentes e os
componentes emocionais.
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