Os doze pontos do Método Montessori
                                • Baseia-se em anos de observação da natureza da 
                                criança por parte do maior gênio da educação 
                                desde Froebel. 
                                • Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
                                
                                • Revelou que a criança pequena pode ser um 
                                amante do trabalho, do trabalho intelectual, 
                                escolhido de forma espontânea, e assim, 
                                realizado com muita alegria.
                                
                                • Baseia-se em uma necessidade vital para a 
                                criança que é a de aprender fazendo. Em cada 
                                etapa do crescimento mental da criança são 
                                proporcionadas atividades correspondentes com as 
                                quais se desenvolvem suas faculdades. 
                                • Ainda que ofereça à criança uma grande 
                                espontaneidade consegue capacitá-la para 
                                alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis 
                                superiores de sucesso escolar, que os alcançados 
                                sobre os sistemas antigos. 
                                • Consegue uma excelente disciplina apesar de 
                                prescindir de coerções tais como recompensas e 
                                castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de 
                                uma disciplina que tem origem dentro da própria 
                                criança e não imposta de fora. 
                                • Baseia-se em um grande respeito pela 
                                personalidade da criança, concedendo-lhe espaço 
                                para crescer em uma independência biológica, 
                                permitindo-se à criança uma grande margem de 
                                liberdade que se constitui no fundamento de uma 
                                disciplina real. 
                                • Permite ao professor tratar cada criança 
                                individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo 
                                de acordo com suas necessidades individuais. 
                                • Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
                                
                                • Não necessita desenvolver o espírito de 
                                competência e a cada momento procura oferecer às 
                                crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o 
                                que é feito com grande prazer e alegria.
                                
                                • Já que a criança trabalha partindo de sua 
                                livre escolha, sem coerções e sem necessidade de 
                                competir, não sente as tensões, os sentimentos 
                                de inferioridade e outras experiências capazes 
                                de deixar marcas no decorrer de sua vida. 
                                • O método Montessori se propõe a desenvolver a 
                                totalidade da personalidade da criança e não 
                                somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se 
                                também com as capacidades de iniciativa, de 
                                deliberação e de escolhas independentes e os 
                                componentes emocionais. 
                                
 
                                 
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