Aniversários

 
Festejado na escola

O objetivo de festejar o aniversário de uma criança na escola prende-se às relações sociais e às necessidades de Vida Prática, além de propiciar ao aniversariante a conscientização de que, naquele dia, ele é a pessoa que oferece a festa e sua alegria e felicidade estão voltadas ao ato de receber amigos e não ao de receber presentes.


O objetivo, também, é o de reunir crianças sem o intuito de excitá-las, de deslumbrá-las com fantasias, que não sucederão em outros dias ou dias comuns,
que não são aniversários.
Em geral, o aniversário de crianças é um pretexto para reunir adultos e disputar status, comer, beber, num ambiente onde tudo é permitido, por ser um dia “especial”.

As crianças perdem os limites e os adultos acreditam que aquela possível algazarra seja um presente ideal. Nós acreditamos em festas que partam da criança para a criança. Onde o adulto procure perceber o que seria agradável para a criança e seus amigos (verdadeiros) e fazer, com seu filho, a sua festa.
 

 

Banho de Piscina

O banho de piscina, acompanhados de exercícios aquáticos, é uma atividade realizada uma vez por semana em dia e horário previamente determinados.
Nesse dia as crianças deverão trazer uma toalha de banho e roupa apropriada para a piscina (sunga e/ou maiô) contidos no kit uniforme e devidamente identificados..

 

 

Lanche Coletivo

É uma atividade de Vida Prática, que engloba inúmeras áreas do conhecimento da criança, e exigem movimentos bem precisos. Baseia-se em temas de Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas diretamente ligados à
vida diária, exigindo observação, experimentação e confecção.
O processo do lanche coletivo é complexo, precisando ser bem estudado, pois engloba também quatro etapas básicas:
1. Planejamento
2. Execução
3. Avaliação
4. Atividades decorrentes
 

Banho do Bebê


É uma situação que pode existir em casa ou na escola e que, além de evidenciar um rico vocabulário, permite à criança ter contato com um bebê, tendo chance de “observar” como foi num passado não muito distante
.
O Banho de Bebê constitui, como quase todas as atividades aqui descritas, um dos enfoques de Estudos Sociais. O Banho do Bebê envolve o banho e todas as atividades correlatas, inclusive a alimentação.




Educação Física Psicomotricidade

Favorecemos através de uma prática dinâmica e prazerosa o desenvolvimento psicomotor, através de jogos e exercícios específicos que também auxiliarão na formação de regras individuais e coletivas.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.
A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante.
É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.


 

Iniciação musical

Trabalhamos o desenvolvimento da acuidade auditiva, o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Nela, os alunos desenvolvem o gosto, a sensibilidade musical e a expressão corporal. Tomam os primeiros contatos com os instrumentos musicais para formação da bandinha rítmica.
Durante o ano letivo as comemorações realizadas na escola contam com apresentações dos alunos em números musicais ou dramatizações.
 

 

Vida prática

Vida Prática é um momento indispensável ao método.
Vida Prática é a própria vida do indivíduo criança, seu cotidiano, sua relação com o meio - familiar ou não - com seu quarto, seus objetos, seus hobbies, seu prazer,...
Se, na mesa de lanche, a criança, frequentemente, deixa derramar o suco, é porque sua movimentação não está integrada, assimilada. Alguma coisa está
faltando na sua formação para a conquista do movimento.
Se, por outro lado, ela age no cotidiano com segurança, equilíbrio e
firmeza, mostrará que integrou à sua vida toda a movimentação proposta por Montessori.

O trabalho com artes visuais deve ser explorado desde o desenho, passando pelo recorte e colagem, pintura até a escultura, deve-se partir das duas dimensões, para depois fazer com que a criança perceba as três dimensões.
O que é importante deixar claro, é que trabalhar com Artes não é meramente explorar técnicas artísticas, e sim explorar os diversos aspectos que a envolvem, desde sua interpretação à análise de cores, formas, intenções, enfim, tudo que Arte trás junto consigo.