O objetivo de festejar
o aniversário de uma criança na escola
prende-se às
relações sociais e às necessidades de Vida
Prática, além de propiciar ao
aniversariante a conscientização de que,
naquele dia, ele é a pessoa que oferece a
festa e sua alegria e felicidade estão
voltadas ao ato de receber amigos e não ao
de receber presentes.
O objetivo, também, é o de reunir crianças
sem o intuito de excitá-las, de
deslumbrá-las com fantasias, que não
sucederão em outros dias ou dias comuns,
que não são aniversários.
Em geral, o aniversário de crianças é um
pretexto para reunir adultos e disputar
status, comer, beber, num ambiente onde
tudo é permitido, por ser um dia
“especial”.
As crianças perdem os
limites e os adultos acreditam que aquela
possível algazarra seja um presente ideal.
Nós acreditamos em festas que partam da
criança para a criança.
Onde o adulto procure perceber o que seria
agradável para a criança e seus amigos (verdadeiros)
e fazer, com seu filho, a sua festa.
O banho de piscina, acompanhados de
exercícios aquáticos, é uma atividade realizada uma
vez por semana em dia e horário previamente
determinados.
Nesse dia as crianças deverão trazer
uma toalha de banho e roupa apropriada para a
piscina (sunga e/ou maiô) contidos no kit uniforme e
devidamente identificados..
É uma atividade de Vida Prática, que
engloba inúmeras áreas do conhecimento da criança, e
exigem movimentos bem precisos. Baseia-se em temas
de Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas
diretamente ligados à
vida diária, exigindo observação, experimentação e
confecção.
O processo do lanche coletivo é complexo, precisando
ser bem estudado, pois engloba também quatro etapas
básicas:
1. Planejamento
2. Execução
3. Avaliação
4. Atividades decorrentes
É uma situação que pode
existir em casa ou na escola e que, além de
evidenciar um rico vocabulário, permite à criança
ter contato com um bebê, tendo chance de
“observar” como foi num passado não muito distante
.
O Banho de Bebê constitui, como quase todas as
atividades aqui descritas, um dos enfoques de
Estudos Sociais.
O Banho do Bebê envolve o banho e todas as
atividades correlatas, inclusive a alimentação.
Favorecemos através de uma prática dinâmica e
prazerosa o desenvolvimento psicomotor, através
de jogos e exercícios específicos que também
auxiliarão na formação de regras individuais e
coletivas.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar
através da ação, como um meio de tomada de
consciência que une o ser corpo, o ser mente, o
ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.
A Psicomotricidade está associada à afetividade
e à personalidade, porque o indivíduo utiliza
seu corpo para demonstrar o que sente.
Na Educação Infantil, a criança busca
experiências em seu próprio corpo, formando
conceitos e organizando o esquema corporal. A
abordagem da Psicomotricidade irá permitir a
compreensão da forma como a criança toma
consciência do seu corpo e das possibilidades de
se expressar por meio desse corpo, localizando-se
no tempo e no espaço. O movimento humano é
construído em função de um objetivo. A partir de
uma intenção como expressividade íntima, o
movimento transforma-se em comportamento
significante.
É necessário que toda criança passe por todas as
etapas em seu desenvolvimento.
Trabalhamos o desenvolvimento da
acuidade auditiva, o domínio de técnicas,
instrumentos e procedimentos expressivos.
Nela, os alunos desenvolvem o gosto, a sensibilidade
musical e a expressão corporal.
Tomam os primeiros contatos com os instrumentos
musicais para formação da bandinha rítmica.
Durante o ano letivo as comemorações realizadas na
escola contam com apresentações dos alunos em
números musicais ou dramatizações.
Vida Prática é um
momento indispensável ao método.
Vida Prática é a própria vida do indivíduo
criança, seu cotidiano, sua relação com o
meio - familiar ou não - com seu quarto,
seus objetos, seus hobbies, seu prazer,...
Se, na mesa de lanche, a criança,
frequentemente, deixa derramar o suco, é
porque sua movimentação não está integrada,
assimilada. Alguma coisa está
faltando na sua formação para a conquista do
movimento.
Se, por outro lado, ela age no cotidiano com
segurança, equilíbrio e
firmeza, mostrará que integrou à sua vida
toda a movimentação proposta por Montessori.
O trabalho com artes visuais deve ser
explorado desde o desenho, passando pelo
recorte e colagem,
pintura
até a escultura, deve-se partir das duas
dimensões, para depois fazer com que a
criança perceba as três dimensões.
O que é importante deixar claro, é que
trabalhar com Artes não é meramente explorar
técnicas artísticas, e sim explorar os
diversos aspectos que a envolvem, desde sua
interpretação à análise de cores, formas,
intenções, enfim, tudo que Arte trás junto
consigo.