Como conhecer uma Escola Montessoriana
1- O ambiente é claro e calmo.
2- As salas são montadas
com mobiliário adequado à cada faixa etária da
criança e com materiais elaborados pela Dra.
Maria Montessori:
. Esses materiais são simples atraentes.
. Sempre ao alcance da criança.
. Cada material tem sua dificuldade isolada para
que o objetivo de
aprendizagem do mesmo, seja adquirido com maior
sucesso.
. São desenhados que preparar a criança
indiretamente a um
aprendizado futuro.
. Começam com idéias concretas e gradualmente se
tornam
representações abstratas.
. São desenhados para auto-educação.
. O controle do erro está no próprio material,
fazendo com que a
criança reconheça seus próprios erros, evitando
que um adulto
tenha que a corrigir no processo de aprendizagem.
3- Crianças de idade misturadas para melhor
interação do grupo.
Os mais velhos:
. Servem de modelo para os mais novos.
. Conquistam autoconfiança e auto-estima ao
ajudarem seus
colegas.
. São valorizados pelo que sabem.
Os mais novos:
. Buscam mais atividades, pois querem ser como
seus modelos.
. Aprendem mais rápido com o auxílio de um
colega.
. Sentem-se amados e queridos.
4- Profissionais
qualificados que:
. Possuem a função de um orientador.
. Não resolvem todas as dificuldades;
. É a conexão vital entre a criança e o ambiente
preparado;
. Não é o centro da educação;
. Se curva à criança para falar olho no olho;
. É um aprendiz assim como a criança;
. Está constantemente alerta para a direção que
a criança quer
aprender;
. Ativamente busca caminhos para ajuda-la a
atingir seus objetivos.
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