Como conhecer uma Escola Montessoriana

1- O ambiente é claro e calmo.

2- As salas são montadas com mobiliário adequado à cada faixa etária da criança e com materiais elaborados pela Dra. Maria Montessori:

. Esses materiais são simples atraentes.
. Sempre ao alcance da criança.
. Cada material tem sua dificuldade isolada para que o objetivo de
aprendizagem do mesmo, seja adquirido com maior sucesso.
. São desenhados que preparar a criança indiretamente a um
aprendizado futuro.
. Começam com idéias concretas e gradualmente se tornam
representações abstratas.
. São desenhados para auto-educação.
. O controle do erro está no próprio material, fazendo com que a
criança reconheça seus próprios erros, evitando que um adulto
tenha que a corrigir no processo de aprendizagem.

3- Crianças de idade misturadas para melhor interação do grupo.

Os mais velhos:
. Servem de modelo para os mais novos.
. Conquistam autoconfiança e auto-estima ao ajudarem seus
colegas.
. São valorizados pelo que sabem.

Os mais novos:
. Buscam mais atividades, pois querem ser como seus modelos.
. Aprendem mais rápido com o auxílio de um colega.
. Sentem-se amados e queridos.

4- Profissionais qualificados que:


. Possuem a função de um orientador.
. Não resolvem todas as dificuldades;
. É a conexão vital entre a criança e o ambiente preparado;
. Não é o centro da educação;
. Se curva à criança para falar olho no olho;
. É um aprendiz assim como a criança;
. Está constantemente alerta para a direção que a criança quer
aprender;
. Ativamente busca caminhos para ajuda-la a atingir seus objetivos.


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