Ambiente de Ensino


O ambiente preparado é a primeira providência prática que leva a criança a agir em função de objetivos a serem atingidos.


O ambiente físico montessoriano se caracteriza por ser proporcional ao tamanho da criança, limitado para evitar estímulos em excesso; simples e modificável, para favorecer o ajuste aos interesses do momento, ordenado, atraente, calmo, bem arejado e espaçoso. Deve então, o ambiente da escola, fornecer situações cheias de vida e estímulos necessários a uma grande atividade mental.

Está muito clara a idéia de que é através da organização do ambiente que se organiza a própria pessoa, chegando a uma estrutura desejável.
O ambiente deve atender às exigências do desenvolvimento infantil contendo elementos desencadeadores de práxis, propiciadores de atividades de pesquisa, ludicidade, recreação construtiva e criativa.
O mobiliário deve constituir-se de mesas leves e transportáveis, de modo que as crianças possam uní-las se desejarem trabalhar em grupo. As salas devem ter espaço livre e suficiente para que as crianças estendam esteiras ( ou pequenos tapetes individuais) de acordo com as atividades exercidas.
Janelas baixas devem possibilitar a visão do exterior. As portas devem dar acesso a jardins, varandas e corredores, permitindo que a criança se dirija a todas as dependências da casa, se assim o desejar e a atividade do momento a isso competir. Tudo deve ser simples e de bom gosto.
 

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