Ambiente de Ensino
O ambiente preparado é a primeira providência
prática que leva a criança a agir em função de
objetivos a serem atingidos.
O ambiente físico montessoriano se caracteriza
por ser proporcional ao tamanho da criança,
limitado para evitar estímulos em excesso;
simples e modificável, para favorecer o ajuste
aos interesses do momento, ordenado, atraente,
calmo, bem arejado e espaçoso. Deve então, o
ambiente da escola, fornecer situações cheias de
vida e estímulos necessários a uma grande
atividade mental.
Está muito clara a idéia de que é através da
organização do ambiente que se organiza a
própria pessoa, chegando a uma estrutura
desejável.
O ambiente deve atender às exigências do
desenvolvimento infantil contendo elementos
desencadeadores de práxis, propiciadores de
atividades de pesquisa, ludicidade, recreação
construtiva e criativa.
O mobiliário deve constituir-se de mesas leves e
transportáveis, de modo que as crianças possam
uní-las se desejarem trabalhar em grupo. As
salas devem ter espaço livre e suficiente para
que as crianças estendam esteiras ( ou pequenos
tapetes individuais) de acordo com as atividades
exercidas.
Janelas baixas devem possibilitar a visão do
exterior. As portas devem dar acesso a jardins,
varandas e corredores, permitindo que a criança
se dirija a todas as dependências da casa, se
assim o desejar e a atividade do momento a isso
competir. Tudo deve ser simples e de bom gosto.