Trabalho - Aprendizagem - Descoberta

Não podemos esquecer que esta é uma tarefa que só podemos realizar juntos.

NOSSO MÉTODO DE TRABALHO: MONTESSORI

Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que era na criança que residia a esperança da construção de um mundo melhor.


O fruto de suas observações a faz pioneira ao reconhecer e encontrar a expressão concreta que:
1. é agindo que a criança adquire conhecimentos.
2. através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
3. a auto-confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
4. intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem.
5. cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado.
6. certos comportamentos - particularmente o de observação - tornam aprendizagens posteriores, possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
7. certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
Para garantir a prática de seus pressupostos, Montessori pensa numa escola nova:

que oferece aos seus aprendizes um "ambiente preparado" com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
com educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança. 
com atenção especial à educação social, dando orientações para a inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.
Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes.
Esta é a maior tarefa da Escola...
Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.


 

 Topo