Trabalho - Aprendizagem - Descoberta
Não podemos esquecer
que esta é uma tarefa que só podemos realizar
juntos.
NOSSO MÉTODO DE TRABALHO: MONTESSORI
Ao considerar as crianças um grupo social de
enormes dimensões e uma verdadeira potência no
mundo, Montessori por onde passou, deixou sua
certeza de que era na criança que residia a
esperança da construção de um mundo melhor.
O fruto de suas observações a faz pioneira ao
reconhecer e encontrar a expressão concreta que:
1. é agindo que a criança adquire conhecimentos.
2. através de uma ordenação de atividades de
dificuldades gradativamente crescentes, a
aprendizagem se estabelece com maiores
possibilidades de sucesso.
3. a auto-confirmação imediata dos resultados do
trabalho é garantia de uma aprendizagem
eficiente.
4. intervenções indevidas dos adultos
comprometem a aprendizagem.
5. cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve
ser rigorosamente respeitado.
6. certos comportamentos - particularmente o de
observação - tornam aprendizagens posteriores,
possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
7. certas aprendizagens podem ocorrer muito mais
cedo que o habitualmente previsto.
Para garantir a prática de seus pressupostos,
Montessori pensa numa escola nova:
que oferece aos seus aprendizes um "ambiente
preparado" com materiais de desenvolvimento de
características bem definidas, permitindo à
criança chegar gradualmente e de acordo com seu
ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
com educadores e educandos desempenhando
simultaneamente o papel de observadores e
participantes, num contexto de relações
interpessoais baseadas no respeito mútuo e
confiança.
com atenção especial à educação social, dando
orientações para a inclusão de crianças de
diferentes idades numa mesma classe. Uma
comunidade que se forma no exercício do
equilíbrio entre a liberdade individual e a
necessidade do grupo.
Desta forma, Montessori assegura que crianças e
jovens, em todos os níveis de desenvolvimento,
preparem-se para participar da sociedade na qual,
mais tarde, terão que encontrar seus lugares
como adultos responsáveis, generosos,
competentes, críticos e independentes.
Esta é a maior tarefa da Escola...
Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.