A criança como Protagonista
Essa era a visão pedagógica
da médica italiana Maria Montessori: o potencial
de aprender está em cada um de nós
Poucos nomes da história da educação são tão
difundidos fora dos círculos de especialistas
como Montessori. Ele é associado, com razão, à
Educação Infantil, ainda que não sejam muitos os
que conhecem profundamente esse método ou sua
fundadora, a italiana Maria Montessori. Primeira
mulher a se formar em Medicina em seu país, foi
também pioneira no campo pedagógico ao dar mais
ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel
do professor como fonte de conhecimento. "Ela
acreditava que a educação é uma conquista da
criança, pois percebeu que já nascemos com a
capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem
dadas as condições", diz Talita de Oliveira
Almeida, presidente da Associação Brasileira de
Educação Montessoriana.
Individualidade, atividade e liberdade do aluno
são as bases da teoria, com ênfase para o
conceito de indivíduo como, simultaneamente,
sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia
uma concepção de educação que se estende além
dos limites do acúmulo de informações. O
objetivo da escola é a formação integral do
jovem, uma "educação para a vida". A filosofia e
os métodos elaborados pela médica italiana
procuram desenvolver o potencial criativo desde
a primeira infância, associando-o à vontade de
aprender — conceito que ela considerava inerente
a todos os seres humanos.
O método Montessori é fundamentalmente biológico.
Sua prática se inspira na natureza e seus
fundamentos teóricos são um corpo de informações
científicas sobre o desenvolvimento infantil.
Segundo seus seguidores, a evolução mental da
criança acompanha o crescimento biológico e pode
ser identificada em fases definidas, cada uma
mais adequada a determinados tipos de conteúdo e
aprendizado.
Maria Montessori acreditava que nem a educação
nem a vida deveriam se limitar às conquistas
materiais. Os objetivos individuais mais
importantes seriam: encontrar um lugar no mundo,
desenvolver um trabalho gratificante e nutrir
paz e densidade interiores para ter capacidade
de amar.
A educadora acreditava que
esses seriam os fundamentos de quaiquer
comunidades pacíficas, constituídas de
indivíduos independentes e responsáveis. A meta
coletiva é vista até hoje por seus adeptos como
a finalidade maior da educação montessoriana.
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