MÉTODO MONTESSORI
* Até os seis anos o Sistema Montessori privilegia a aprendizagem pela educação dos cinco sentidos, pois esta é uma característica natural das crianças destas idades. Elas precisam tocar, cheirar, ouvir, ver e provar os sabores do mundo.
* Crianças das classes montessorianas aprendem por suas próprias ações num ambiente estruturado. As classes dispõem de materiais de desenvolvimento, especial e cientificamente preparados para desenvolver e refinar as percepções sensoriais, favorecendo a aquisição de uma linguagem significativa para nomear e entender o mundo.
DIFERENÇAS DO MONTESSORI E OUTROS | |
---|---|
MÉTODO
|
OUTROS MÉTODOS |
Respeito por diferenças individuais. | Ênfase na formação de um grupo. |
Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança. |
|
Salas com idades misturadas onde crianças aprendem com o colega | Estudantes agrupados cronologicamente para se adequar ao planejamento dos professores. |
Aprendem no seu próprio tempo, livres para se aprofundar numa matéria o quanto desejarem e de acordo com o seu entusiasmo. |
Ensina-se através de aulas
pré-estabelecidas para todos os
alunos assistirem ao mesmo tempo.
|
Crianças aprendem praticando na sala de aula com a supervisão ou assistência de um professor quando necessário. |
Os alunos devem praticar sozinhos e
recebem nota por suas lições de casa
ou trabalhos não monitorados..
|
A sala de aula é usada como biblioteca ou fonte de pesquisa e estudo: as crianças são livres para se mover e cansam menos. |
Os estudantes trabalham em carteiras
e passivamente sentam e ouvem às
longas aulas oferecidas.
|
O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar abstração. | O conhecimento freqüentemente consiste em memorização de informações irrelevantes de conhecimentos abstratos não relacionados às experiências diárias das crianças. |
O professor verifica no dia a dia o aprendizado das crianças através das apresentações e observações. | Os testes marcados não levam em consideração a preparação de cada aluno. O estudantes são intimados e ensinados que passar de ano é mais importante que saber. |