MÉTODO MONTESSORI


* Até os seis anos o Sistema Montessori privilegia a aprendizagem pela educação dos cinco sentidos, pois esta é uma característica natural das crianças destas idades. Elas precisam tocar, cheirar, ouvir, ver e provar os sabores do mundo.

* Crianças das classes montessorianas aprendem por suas próprias ações num ambiente estruturado. As classes dispõem de materiais de desenvolvimento, especial e cientificamente preparados para desenvolver e refinar as percepções sensoriais, favorecendo a aquisição de uma linguagem significativa para nomear e entender o mundo.

DIFERENÇAS DO MONTESSORI E OUTROS

MÉTODO
MONTESSORI

OUTROS MÉTODOS

Respeito por diferenças individuais. Ênfase na formação de um grupo.
Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança.


Ênfase nas notas, punições e recompensas como motivação

 

Salas com idades misturadas onde crianças aprendem com o colega Estudantes agrupados cronologicamente para se adequar ao planejamento dos professores.
Aprendem no seu próprio tempo, livres para se aprofundar numa matéria o quanto desejarem e de acordo com o seu entusiasmo. Ensina-se através de aulas pré-estabelecidas para todos os alunos assistirem ao mesmo tempo.

 

Crianças aprendem praticando na sala de aula com a supervisão ou assistência de um professor quando necessário. Os alunos devem praticar sozinhos e recebem nota por suas lições de casa ou trabalhos não monitorados..

 

A sala de aula é usada como biblioteca ou fonte de pesquisa e estudo: as crianças são livres para se mover e cansam menos. Os estudantes trabalham em carteiras e passivamente sentam e ouvem às longas aulas oferecidas.

 

O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar abstração. O conhecimento freqüentemente consiste em memorização de informações irrelevantes de conhecimentos abstratos não relacionados às experiências diárias das crianças.
O professor verifica no dia a dia o aprendizado das crianças através das apresentações e observações. Os testes marcados não levam em consideração a preparação de cada aluno. O estudantes são intimados e ensinados que passar de ano é mais importante que saber.