Dra. Maria Montessori

Maria Montessori (1870-1952)
Nasceu em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média.

Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar Medicina na Universidade de Roma.

Direcionou a carreira para a Psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia.

Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais.

Montessori graduou-se em Pedagogia, Antropologia e Psicologia e em 1907, Maria Montessori passou a lecionar crianças que habitavam uma moradia na periferia de São Lourenço, Roma. Neste lugar ela fundou a Casa dei Bambini uma escola para sessenta crianças extremamente pobres que não teriam a oportunidade de estudar se não fosse a escola de Montessori que a definia desta maneira:
“Nossa escola era uma casa para a criança, ao invés de uma escola de verdade. Preparamos um lugar para as crianças onde uma cultura diferente pudesse ser assimilada ao meio ambiente, sem nenhuma necessidade para instrução direta.”
- Maria Montessori

A esta se seguiram outras em diversos lugares da Itália. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional.

Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934.

Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos.
Suas idéias eram capazes de mudar o rumo da educação no mundo. Mas, de alguma forma, pareciam muito avançadas para o rumo educacional da época, e apesar de Maria Montessori ter divulgado suas idéias inclusive nas Américas, no Brasil só era lembrada pelos seus seguidores.
Em janeiro de 2007 o mundo inteiro celebrou o centenário da primeira Casa Dei Bambini.
A educadora baseou suas concepções pedagógicas na defesa do potencial criativo da criança e no direito de receber uma educação adequada às peculiaridades da personalidade, conjugando o desenvolvimento biológico e mental da criança e dando ênfase ao treinamento prévio dos movimentos musculares necessários à realização de tarefas como a escrita. A essência de seu método consiste em que o professor oriente a criança e faz com que ela mesma se corrija.
Dra. Maria Montessori foi com certeza uma mulher a frente de seu tempo.

 

Topo